CONTADOR DE VISITAS

sexta-feira, 20 de junho de 2014

RESENHA LIVRO - O JARDIM SECRETO - FRANCES HODGSON BURNETT - COM SPOILER

Faz algum tempo que vi o filme, mas a história pareceu semelhante, o mais incrível foi que eu nunca vi até hoje (20/06/2014) o início da filme, sempre que ligava a tev (canal aberto) já havia iniciado...

O livro:

Mary Lennox é uma menina que pouco tem atenção dos pais (para não dizer nenhuma), e muita atenção dos criados, que fazem tudo para ela, desde vestí-la. Mas acontece uma tragédia: se vê só e orfão na Índia. Seu destino - morar com um tio desconhecido na Inglaterra.

A governanta Sra Medlock, da Mansão de Misselthwaite (futura moradia de Mary), é quem a conduz ao novo lar. O Sr. Craven era cunhado do pai de Mary, mas não a deseja ver.

No dia seguinte a chegada, a criada Marta lhe levou o café, Mary fez manha, queria ser tratada como antes na Índia, mas logo viu que algumas coisas teria de fazer sozinha. Mas continuou arredia e mal educada.

Detestava o lugar, a comida, e os costumes...terminou por comer e mudar alguma de suas opiniões e modo de se portar.

Marta falou a Mary que tinha um irmão - Dickson - que brincava sozinho e que ela poderia fazer o mesmo em qualquer lugar da Charneca, menos no jardim que estava trancado, pois a esposa do Sr. Craven machucou-se lá e viera a morrer.


Mary foi brincar e encontrou o jardineiro Ben Weatherstaff, tornaram-se com o tempo bons amigos e este lhe contou histórias sobre o lugar.

Passado alguns dias, a menina ouve um choro de criança, mas todos negam ter ouvido.

Resolvida a entrar no jardim, um pintarroxo - amigo do jardineiro - mostra o local em que a chave encontra-se enterrada, Mary começa a cuidar do jardim sem que ninguém saiba.

Encontra Dickson, que lhe entrega um presente de Marta, são peças importantes para cuidar de um jardim (ancinho, pá..), Marta sabia que ela estava cuidando de um jardim, mas não sabia que era do jardim secreto.

O Sr. Craven, em uma de suas poucas vindas a mansão, pede para vê-la, pergunta como está e se precisa de algo, ela diz que quer somente um pedaço de terra para fazer um jardim, o tio permite que ela o faça.

Porém, a noite, ela volta a escutar o choro e procura a criança encontrando seu primo - Colin - , que tem sua idade e o qual Mary não sabia da existência. Ele se diz muito doente, quase um moribundo, mas ela não acredita no que ele fala e nem no médico e começa a visitá-lo e contar o que vê lá fora. Ele é muito mimado, mas ela faz algumas mudanças nele suando do carinho, mas com um tom de autoridade.

Mary trás Dickson para conhecer Colin e juntos planejam levá-lo para fora da mansão até o jardim. Eles o levam de cadeira de rodas para tomar ar puro, mas escondido, a direção é o jardim secreto. O jardineiro se surpreende ao ver o menino, e mais ainda quando este caminha. Todos os acontecimentos desta tarde ficaram em segredo.

Até que numa tarde o Sr. Craven chega sem avisar e pede para ver o menino, supreso por o mesmo não estar no quarto, vai em direção ao jardim e encontra o filho sadio e andando. Ele o abraça e agradece a Mary por ter feito este milagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...