CONTADOR DE VISITAS

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

RESENHA - Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física - Jocimar Daolio

Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física

Jocimar Daolio

PÁGINAS 24 A 27

Devemos refletir sobre o corpo, o que ele representa para nossa cultura hoje? e o que ele representa hoje é o mesmo que representou no passado? Ainda cultivamos os mesmos hábitos e almejamos o mesmo corpo?
"O pensador" - Auguste Rodin
Todos somos frutos da cultura e nosso corpo não é o natural. Cada característica de nosso corpo faz parte da cultura em que vivemos, inclusive a evolução de nosso corpo é por causa de nossa socialização. “a natureza do homem é ser um ser cultural”.1
No meio acadêmico não se conectam os saberes antropológicos aos biológicos, isto é, a cultura, às vezes, não é vista como algo relevante que influi na maneira de ser do corpo.
O corpo é a tradução de sua sociedade, como ela vive, como ela se comporta, o corpo é a forma como cada sociedade transmite aos seus é fruto na interação da natureza com a cultura e transformação do próprio corpo através da transformação da cultura.

“o que define o corpo é o seu significado, o fato dele ser produto da cultura, ser construído diferentemente por cada sociedade, e não as suas semelhanças biológicas universais”.2

As práticas adotadas para atuar sobre este corpo devem levar em conta a cultura em que está inserido.
Nas aulas de Educação física, alguns profissionais usam um parâmetro igual para se chegar a um corpo perfeito, isto é, o aluno que se destaca mais é o que chega mais próximo destes movimentos. Mas a característica do ser humano é a própria diversidade.
Cultura corporal é um conjunto de movimentos e hábitos corporais de um grupo específico.3
Na Educação Física Brasileira, já está começando a se utilizar do termo Cultura Corporal, no sentido defendido pelo o autor do texto.
Estudar antropologicamente na área, significa perceber as diversas características que podem estar apropriadas ao corpo e que orientam.
As questões de como os profissionais de Educação Física veem a representação do corpo ainda não há como serem respondidas, mas o texto é um alerta para para esses profissionais perceberem que ao trabalharem com o corpo estão também trabalhando com a cultura desse ser humano

                  “mexer no corpo é mexer na sociedade da qual esse corpo faz parte.”4

1p.25
2p.26
3p.27
4p.27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...