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terça-feira, 3 de setembro de 2013

RESUMO - OS FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL.

MARIA DA GLÓRIA
LIVRO: PIAGET: O DIÁLOGO COM A CRIANÇA E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO
SÃO PAULO
SCIPIONE,1997


conhecimento - relativismo biológico - interacionista e construtuvista

*a inteligência evolui com
cada período se integra no posterior enquanto conteúdo necessário à construção mais amplas do conhecimento.



"intervêm nessa ordenação dos períodos cognitivos quatro fatores.
1)maturação biológica
(sistema nervoso)
*concluída aos 15 e 16 anos
*papel necessário na formação das estruturas mentais, embora esse papel pouco conhecido.
*condição necessário, mas não suficiente, isto é, não é o único fator em jogo no desenvolvimento operatório.
*limitação a abrir possibilidades
*indissociável dos efeitos do exercício da aprendizagem ou da experiência
*não faz mais que ampliar possibilidades
*não intervém como fator isolado
*se agisse sozinha, não encontraríamos atrasos bastantes acentuados
*é um erro considerar a sucessão das conquistas cognitivas como resultante dele.

2) experiências
*fator essencial, mas não suficiente
*a lógica da criança não é retirada dos objetos
*a lógica da criança é tirada das ações que exercem sobre os objetos,
*em todos os níveis, a experências é necessária ao desenvolvimento da inteligência.
*a experiência não é recepção, mas ação e construção progressiva.
*não pode ser um simples contato entre o sujeito e uma realidade independente dele
*no construtivismo, experiência é ação e contrução progressiva das estruturas
*implica em assimilação e acomodação dos esquemas da experiência
*nada, nenhuma experîencia é concebida sem a atividade do sujeito
*a esperiência física, não consiste em simples registro das propriedade desses objetos
*o conhceimento não deriva da experiência porque não se reduz a simples registros.
Muitas crianças utilizam termos ouvidos dosa adultos, mas traduzem conforme as condições de seu nível.
                                          só repete algumas informações

3)transmissões sociais e educativas 
Para criança aprenda com o adulto é preciso que ela assimile, e isto é preciso ter a condição do desenvolvimento.
*fator por si só insufienciente
*o êxito de qualquer transmição depende das possibilidades de assimilação
*assimilação depende das características da etapa de desenvolvimento do raciocínio da criança.

4)equilibração
*é preciso equilíbrio para os três fatores anterior
*é necessário regulações e compensações para atingir uma coerência
*fator fundamental do desenvolvimento
*não é um sentido estático
*o equilíbrio operátorio caracteriza-se , por outro lado, essencialmente pela reversibilidade, isto é, precisamententepela estabilização dos sistemas de compensações
*continuidade desse equilibrio e o processo de equilibração


"a equilibração e, portanto, um processo ativo de auto-regulação. O processo de equilibração se apresenta na sucessão dos períodos de desenvolvimento expressando níveis crescentes de reversibilidade. Em cada período, o nível de equilíbrio é maior do que aquele do período anterior, bem como a reversibilidade."

" a passagem de um período a outro consiste sempre na passagem de um campo limitado de equilíbrio a um campo mais amplo, isto é, de um equilíbrio menos estável a um equilíbrio mais estável em relação ao anterior".

"o equilíbrio no final de cada período não é o mesmo."

"em síntese, o processo de equilíbração repousa em probabilidades cada vez maiores de conquistas sequencias."

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