CONTADOR DE VISITAS

terça-feira, 3 de setembro de 2013

RESUMO - Desenvolvimento cognitivo: o homem em busca de superação

LIVRO: O CONSTRUTIVISMO E A EDUCAÇÃO
AUTOR: SÉRGIO ROBERTO LIELING FRANCO
8ª EDIÇÃO
1998

Desenvolvimento cognitivo:
*critérios rigorosos
*oriundo de exautiva pesquisa

pesquisa nos 5 continentes:
*encontram diferenças na cronologia dos estágios
*ordem de sucessão igual

PRIMEIRO ESTÁGIO
SENSÓRIO-MOTOR
1° atividades da criança desde o nascimento até o 2° ano de vida.
sensação e movimento
até 8 meses, crianças e mundo são mesma coisa.



Depois já constrói noção de objeto - pois antes o objeto só existe quando está ao alcance dos orgãos do sentido.
(obs: culturas ocidentais)

nascimento da inteligência
*quando ela procura o objeto, isto significa que ela sabe que o objeto existe.
*tem que resolver o problema de encontrar o objeto.

é possível haver pensamento sem linguagem.

antigamente se usava - idade da razão - criança começaria a pensar racionalmente

criança
*nem adulto
*nem bicho
*é criança, pensa diferente

SEGUNDO ESTÁGIO
PRÉ-OPERATÓRIO
antes do aparecimento das operações
surge a função simbólica
*diferencia: significado (coisa) e significante (a palavra)

1° estágio - para  - 2° estágio diferenciação completa do sujeito e do objeto.

3 manisfestações básicas da função simbólica
*imitação diferenciada/imita objeto ou pessoa na ausência/imitação feita com próprio corpo da criança.
*brinquedo simbólico/faz de conta/vivenciando a situação, finge/há uso de objetos.
*fala - linguagem, posterior ao pensamento.

no estágio pré-operatório
*fará acomodações
*compreender o mundo
*se comunica com a fala
*mundo da fantasia - não é mentira, ela V~e em sua imaginação
*ausência de transitividade - não se dá de conta se A=B, B=C ela não vê que A=C
*a forma para ela pode alterar o peso p. ex.

*ela não vê as coisas voltarem depois de se transformarem
*pensamento transdutivo - incapacidade de generalizações  (indução).
*egocentrismo cognitivo (não é moral) - ela pensa que todos pensam e veem igual a ela  - - - monólogo coletivos - crianças brincando, cada uma  de um jeito.


TERCEIRO ESTÁGIO
OPERATÓRIO CONCRETO
*começa raciocínio lógico
*supera limitações do estágio anterior
*pensamento torna-se reversível
*a criança continua presa ao concreto
*representação mental das coisas - imaginar
*estão as operações concretas, por isso se apoiam no real
*entende numero, matematica e alguma física
*não entende filosofia ou operações de 1° e 2° graus (dos 7 aos 11 anos)+ OU -

QUARTO ESTÁGIO
OPERATÓRIO FORMAL
(12 AOS 15 ANOS)+ OU -

*pensar sem recorrer ao real
*levantar hipótese
*previsões
*cálculos

seria o último estágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...