CONTADOR DE VISITAS

segunda-feira, 22 de julho de 2013

PSICOLOGIA GENÉTICA

LIVRO: O CONSTRUTIVISMO E A EDUCAÇÃO
AUTOR: SÉRGIO ROBERTO LIELING FRANCO
8ª EDIÇÃO
1998
PAG.31 A 42

PIAGET - queria buscar a origem do conhecimento, e essa epistemologia genética ele encontra na pesquisa com as crianças.

PIAGET - formou-se em biologia, psicologia (inteligência e adaptação), epistemologia (compreender o processo d aprendizagem).

PIAGET foi as escolas brincar com as crianças, depois aplica método visando objetivo, assim aperfeiçoa sua busca.

o pesquisador piagetiano tem que buscar:
o que passa na cabeça das crianças?
quais são as respostas?
porque crianças em certas idades não repondem certas questões lógicas?

tentar descobrir a lógica das crianças;
conforme uma resposta é dada, outra é feita;



o pensamento, o processo cognitivo, toma algo do meio e assimila.

"toda uma assimilação implica em uma interpretação" PIAGET

SUJEITO MODIFICA O OBJETO
ISTO É, O INTERPRETA, O ASSIMILA..........IGUAL OU DIFERENTE DO QUE É.


A cada contato com o objeto o sujeito o vê diferente, vai acomodando-se a ideia do objeto, isto é a TEORIA DA ADAPTAÇÃO de PIAGET.
p.s. mas não foi o suficiente para explicar o CONHECER do ser humano.




" o que se ensina a criança ela já não pode mais descobrir e inventar". PIAGET

*abstração reflexionante sem ser pseudoimírica?
ex:construção de equações matemáticas

abstração refletida:
*reflexionamento
*reflexão


" conforme o meio, o conhecimento se dá de forma diferente?" não (condições biológicas iguais)
"inteligência diferenciada e exclusiva de cada indíviduo?" não. (condições biológicas iguais)
" o caminho do desenvolvimento percorrido é o mesmo, não importa o meio."


1º crianças........2°adolescente........3ºadulto
meio social pode alterar ou retardar os estágios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...