CONTADOR DE VISITAS

quinta-feira, 6 de junho de 2013

A PSICOLOGIA GENÉTICA - Sérgio Roberto Lieling Franco - esquema -resumo

LIVRO: O construtivismo e a educação
AUTOR: Sérgio Roberto Lieling Franco
8ª edição (revista ampliada), Porto Alegre, Mediação, 1998 (100 p.)

Obs: apenas esse esquema não facilitará para entender o autor, você irá precisar ler o texto para depois ler este esquema-resumo
Capítulo 4
p. 31 a 42

Piaget, queria buscar a origem do conhecimento, e essa epistemologia  genética ele encontra na pesquisa com as crianças.
Epistemologia - através da psicologia

1ª biologia - evolução
2ª psicologia - inteligência e adaptação
3ª epistemologia - compreender o processo de aprendizagem

Primeiro Piaget vai nas escolas brincar com as crianças. Depois vai aplicar um método em que visa ter um objetivo. Assim, ele aperfeiçoa sua busca. O pesquisador piagetiano tem em sua busca: "O que passa na cabeça das crianças? Quais são as respostas? Porque crianças em certa idade não responde certas questões lógicas?"

Ex. "Suzana é mais loira que Lili e mais morena que Edith. Qual das três tem o cabelo mais escuro?"

Tentar descobrir a lógica da crianças. Conforme uma resposta é dada, outra é feita.

                                 a adaptação                                   e a organização
                        assimila o meio e o transforma                processos biológicos e cognitivos
                       em parte de si.                                         têm.
                       Não varia no organismo
                        vivo.


O pensamento, o processo cognitivo= toma algo do meio e assimila.


"Toda assimilação implica em uma interpretação" Piaget

"Sujeito modifica o objeto, isto é, o interpreta, o assimila  igual ou diferente do que é."

Teoria da adaptação: a cada contato com o objeto vai se descobrindo algo novo.

Crianças e adultos veem as coisas diferentes e Piaget formulou a Teoria da abstração = retirar

Abstração empírica
*sujeito tira ideia dos obsjetos observáveis
*fazemos a vida toda
*não altera o desenvolvimento, porque o que se sabe é o objeto.

Abstração reflexionante:
*tirar conhecimento das coordenações das ações sobre os objetos
*o conhecimento não é dos objetos
*pseudoimpirica - retira informações dos objetos
*leva objetos a escola para as crianças criarem.

"O que se ensina a crinaças ela não pode mais inventar" Piaget

"abstração reflexionante sem ser pseudoimpirica? ex. construção de equações matamáticas.

Abstração refletida*reflexionante
                             *reflexão



(prática)              reflexionamento= refletir
                                                      projetar = como projetar slides
                                                     conhece o objeto quando vê


(simbólico)        reflexão= processo de reflexão mental

(união dos dois) reflexionamento e reflexão= cria objeto na mente
                                                                    inventa, imagina o objeto
                                                                    cria novidades cognitivas
                                                                    compreender o objeto



o meio influência o conhecimento? não
inteligencia e diferente de indivíduo para indíviduo? não

1ºcriança
2ºadolescente
3ºadulto

meio social pode alterar ou retardar os estágios.



                                                 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...