CONTADOR DE VISITAS

quinta-feira, 9 de maio de 2013

o que é ser professor?

Este trabalho foi produzido em 2006 na aula de Filosofia.
A Professora propôs dois textos e a partir deles respondemos algumas questões.
Percebo que os pensamentos não mudaram muito em todos esses anos.
*********************************************************************************
2)Após a leitura dos textos e das sua experiências pessoais responde a seguinte questão:
2a) O que é ser professor para você?
É um profissão como outra qualquer, mas tem um pouco mais de responsabilidade pois afinal estamos formando profissionais de todas as áreas possíveis de se imaginar, além de estarmos tratando com seres humanos que estão começando a formar o seu caráter e que muitas vezes tem no professor como o único espelho a seguir por causa da falta de estrutura das famílias e não só aquela família que passa por dificuldades financeira e que tem pouca cultura - mas aqueles que são pais ausentes por que acham que os licenciatura poderemos mudar o mundo, mas acordar e ver que através de qualquer profissão devemos dar o máximo e mudar o nosso “eu” e ver o quanto é importante a nossas atitudes frente aos colegas, aos alunos e a comunidade, não é querer ser exemplo, pois os exemplos mostram as diferenças a desigualdade promove a comparação e a disputa, é apenas ser melhor e ao mesmo tempo igual a todos.
filhos precisam mais de infra-estrutura para ser feliz do que carinho e atenção - é ai que cai sobre o professor uma responsabilidade que não é sua, mas não há como negar atenção a uma pessoa que esta lhe pedindo não há como ser indiferente. Não somos feitos de pedra e mesmo sendo uma profissão como qualquer outra não devemos ser tão indiferentes com o resto do mundo e principalmente com apenas uma pessoa que precisa de um incentivo. Todos sabemos que apenas uma palavra pode mudar a vida de uma pessoa para melhor ou até mesmo acabar com ela, não é querer mudar o mundo ou achar que através da

2b)O que esta profissão significa no contexto social e, em especial para os alunos?
No contexto social, em relação aos alunos, não tenho dúvidas que é a profissão que mais modifica a sociedade e os alunos enquanto pessoa é esta profissão que mostra e apresenta todas as realidades em outras sociedades e em outras datas assim esclarecendo o que acontece na nossa sociedade hoje e o porquê de tudo isso. É o que fala no texto “Saber pensar... imaginar... Saber sonhar a sociedade cidadã”.
“... refletir sobre as práticas cotidianas que nós educadores e educadoras, vimos desenvolvendo... podemos ajudar a construir seja por meio de nossa ação ou da nossa omissão”[1].
Não é apenas mostrando ao aluno como nós professores agimos perante a sociedade, mas as várias formas de ação que farão parte da construção de uma sociedade mais justa.

2c)Qual a responsabilidade do professor junto aos alunos?
O professor é um orientador no qual os alunos têm total confiança e que muitas vezes, não ousam questionar (infelizmente porque o professor não sabe tudo e nem teria como saber de tudo), mas além de passar o conhecimento, o professor deve mostrar onde ele pode recorrer em caso de dúvida e também ensinar a pensar por si só e não ficar esperando que os outros apontem o que deve ser feito e sim o próprio aluno questionar se aquilo que está fazendo é certo ou errado e qual será as suas consequências da decisão tomada. É mostrar que o professor tem uma opinião, mas que essa opinião, às vezes, não é a mesma das outras pessoas e não deve ser seguida e sim discutida e questionada e que os próprios alunos devem tomar as suas decisões e refletir sobre todas as opiniões possíveis das pessoas que estão a sua volta e também das pessoas públicas, podendo concordar ou ter sua própria visão sobre o assunto.

2d)Basta ensinar a matéria?
Não basta apenas ensinar a matéria, devemos instigar que o aluno pense, e refletindo chegue à compreensão do que está sendo ensinado a ele tanto em sala de aula como na vida, mas devemos apenas mostrar o caminho e não levá-lo pela mão, porque mais tarde quando houver a necessidade ele não terá a experiência de pensar e decidir o que deve ser feito perante o fato que lhe foi apresentado. Devemos ter um método no qual o aluno entenda a matéria, mas pense sobre o que está sendo dado e não apenas “decorar para a prova” deve ter um senso crítico uma percepção aguçada para “juntar” os fatos e entender a matéria logo obtendo as resposta e perguntas coerentes com o que está sendo proposto.

2e)Como o aluno pode entender a realidade em que vive?
O aluno pode entender a realidade em que vive estudando, lendo, e refletindo sobre os acontecimentos que transcorreram no passado e percebendo assim que os acontecimentos de hoje são conseqüências deste passado, devemos entender o passado que não vivemos e atentarmos as decisões que foram tomadas e ver o resultado hoje, e observando o presente podemos talvez prever o que poderá acontecer no futuro e que esse futuro poderá ser modificado hoje, apenas dependendo das atitudes e decisões tomadas nesse momento.

2f)Como pode interagir e participar da mesma?
O aluno pode e interagir e participar da realidade em que vive assim como já foi dito nas questões acima: sendo estimulado a ter uma visão consciente e crítica dos fatos que acontecem na sua rua, bairro, cidade e no mundo, deve começar por compreender o porquê destes acontecimentos e o que está influenciando todo este resultado, mas muitas vezes o contato com a realidade começa na escola e o aluno começa a interagir primeiro com os problemas escolares (falta de estrutura e recursos) e a partir daí passam a observar os problemas da comunidade e do país.E o aluno deve ver que tudo pode ser mudado, que os problemas poderão ter uma solução basta “lutar”[2] pela mudança necessária que a comunidade precisa e deseja.
[1] Saber pensar, Pedro Jerio.
[2] Não com armas ou guerras, mas procurando seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...