CONTADOR DE VISITAS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

RESUMO: Pequena introdução à filosofia da educação. ANÍSIO TEIXEIRA. Páginas 23 a 54

TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação. Rio de Janeiro, DP&A, 2000 págs. 23 a 54




A transformação da escola



Escola nova ou escola progressiva?



A escola progressiva é a que está em mudança permanente, e a Nova é apenas a escola transformada. Afinal tudo se transforma e se renova, os meios transformam os fins. A sociedade é transformada pela ciência e a escola pela sociedade. Mas este conceito de mudança na escola é bem mas i profundo.



Fundamentos sociais da transformação escolar



A ciência faz e é a parte principal do progresso, é ela que modificou muito em tão pouco tempo. Mas a mentalidade acompanhou com o dinamismo, mudou sua cultura, seu modo de pensar social e moralmente.

Duas coisas mudam a escola tradicional: a preparação é para um futuro não previsível e o ser humano deve aprender a indagar e resolver sozinho seus problemas.

O homem atual sabe que pode modificar e muda o que está a sua volta.

Mas há os problemas que a educação ficou responsável por resolver nesta sociedade: liberdade, inteligência, mais compreensão, para que a sociedade não fique alienada nos seus deveres.

A escola tradicional está fadada a desaparecer, pois a sociedade a que ela serviu não desaparecerá e será necessário que a escola progressiva a substitua.

A escola deve se adaptar a nova família e as novas relações sociais, ensinar a criança a discernir.

A escola deve promover: oportunidade para a prática da democracia, sentido de independência e direção.

“É esse o fim da escola, a esse repeito: ajudar...” (TEIXEIRA, P.42).


Fundamentos psicológicos da transformação escolar



Aprender não é só memorizar, é adquirir uma nova habilidade, se aprende o que se pratica o que se experiência.



a) uma situação rela de experiência

a escola deve ensinar com fatos não somente com teorias

b) propósito ou intento do aluno

o aluno ter oportunidade de fazer o que gosta, e aprender sem se sentir inferiorizado no que não entende tanto.



*************

Que escola precisamos?

*experiência;

*desejada;

*que eduque ao ser educado.

Na escola progressiva a vida e a teoria não se separam.

**************

Além de ativos, os alunos devem escolher suas atividades.

Devem ser mais felizes, possuírem liberdade, inteligência para saber usá-la. A educação nos possibilita a saber usufruir da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...