CONTADOR DE VISITAS

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O CÓDIGO DA VINCI - DAN BROWN

Fazia muitos anos que eu não lia um livro atual, gosto muito das antiguidades, termino viajando a lugares distantes e em datas distantes.
Mas fazia algum tempo que eu tinha interesse por ler O CÓDIGO DA VINCI, acredito que foi por que vi o filme e o achei meio cansativo, mas ouvi ou li um comentário de que no filme não havia nem a metade das informações que o livro falava, e uma destas informações foi sobre o porquê de ROBERT LANDON usar um relógio em que tinha o desenho do MICKEY, fiquei curiosa...pois o personagem ROBERT LANDON, era um homem famoso, professor, escritor, simbologista, então porque usava um relógio do MICKEY e não talvez um olho de Hórus?
O romance se passa em Paris, onde o americano ROBERT LANDON vai fazer uma palestra.
O que acontece é que na noite que ele vai conhecer um curador do Louvre e conhecedor dos assuntos da DEUSA que ROBERT tem interesse, este CURADOR chamasse JACQUES SAUNIÈRE e é assassinado no Louvre no dia em que havia marcado o encontro com LANDON.
JACQUES deixa uma mensagem codificada no chão escrita com seu próprio sangue, e por fim escreve que procure ROBERT LANDON, e é claro que este se torna o principal suspeito.
Chega ao local do assassinato onde está o corpo, a policia e LANDON (que foi levado pela polícia para descifrar a mensagem), a neta do curador assassinado - SOPHIE NEVEU.
Ninguém sabe que ela é a neta, desconfiam que ela vai ao local apenas para desvendar o código, pois ela é CRIPTOLOGISTA.
Com isso, ela resolve falar com ROBERT sozinha e comunica a ele que é ele o principal suspeito, e que ela acredita na sua inocência, mas que eles tem que sair dali (do local do crime) para conseguir identificar qual é a mensagem que seu avô deixou, isto é, ela diz que seu avô deixou uma mensagem para ela encontrar ROBERT e com ele descifrar o que ele quer dizer...se é sobre o assassino ou algo mais, além disso, o avô de SOPHIE havia ligado para ela a tarde e dito que queria dizer a verdade sobre sua família.

A partir disto, o livro se torna muito bom, eu não havia gostado do filme, achei parado, mas vou ver de novo para entender o porque eu havia pensado nisto naquela época.
Mas até entendo, pois o livro fica com os personagens por muito tempo em cada cena, mas isto no livro é bem explicado, pois eles ficam pensando em tudo que aconteceu para relacionar o que está acontecendo e analisar vários códigos que tem que descifrar, não estou lembrada se no filme eles explicam tanto cada detalhe como a história sobre o PRIORADO DE SIÃO ou sobre a VIDA DE JESUS E MARIA MADALENA e ainda sobre LEONARDO DA VINCI (suas obras e vida), OPUS DEI, MATEMÁTICA e etc.
Muitas pessoas falaram mal do livro dizendo que tudo é romance e que nada condiz com a realidade, mas andei pesquisando, e algumas coisas são reais, mas por fim, temos que entender que é apenas um romance e romances não tem compromisso com a verdade, por isso tem que pesquisar o que é e o que não é real.

Mesmo quem não tenha gostado do filme e que tenha ouvido falar mal do livro eu o recomendo, pois este na minha opinião virou um dos meus livros preferidos (do gênero romance policial) que li no ano de 2012.
Ele desperta a curiosidade.

Se você for se aventurar pela história do livro, vai querer muito analisar A PINTURA de DA VINCI abaixo, ao menos é interessante:

Um abraço
Érica
erica.macleo@gmail.com


p.s. eu sempre vou corrigindo algumas coisas depois de publicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...