CONTADOR DE VISITAS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

RESUMO: Saberes docentes e Autonomia dos professores


CAMPOS, Casemiro de M. Saberes docentes e Autonomia dos professores. Petrópolis, RJ Vozes, 2007, ps.20 a 23 e os 23 a 29



SABERES DOCENTES E AUTONOMIA DOS PROFESSORES



O “Ser” professor é algo que expressa não somente a profissão ou o profissional, pois é inerente que a necessidades que acontecem em sala de aula exigem muito mais que uma simples prática, mas uma prática que tenha agregado em si o intuito, o criativo e o improviso.

Isso o professor aprende com dia-a-dia em sala de aula, com o imprevisto, com os acertos ou ainda aperfeiçoando seus métodos e didáticas.



Sobre a ação: antropologia cognitiva e ação situada



O professor refletindo sobre o meio em que está inserido e também o do educando, pode refletir sobre as causas de cada ação e nisto poder usar em suas aulas uma reação favorável ao teorizar seu conhecimento podendo objetivar uma prática.



Por uma epistemologia da prática



O conhecimento do professor é amplo, pois ele tem os saberes que são necessários em sala de aula juntamente com os saberes associado ao restante da escola.

O diálogo no ambiente educativo que contempla a totalidade, estabelece um conhecimento que pode ser associado à prática onde os acontecimentos são inesperados.

O professor deve ter o conhecimento teórico, mas deixando que a própria prática o ensine e o encaminhe para novas reflexões e novas pesquisas para ser novamente aplicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...