CONTADOR DE VISITAS

sábado, 8 de dezembro de 2012

Resumo: OS RUMOS DA EDUCAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO

R E S U M O


OS RUMOS DA EDUCAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO

A escola como se vê hoje teve em seus primórdios fases diferentes e foi se adaptando conforme as necessidades humanas, até a “tradicional” escola que temos hoje.

O que foi necessário na escola:

- socialização;

- conteúdos necessários;

- “aprendizagem”;

A escola, além de socializar os frequentadores, tem vários aspectos acrescentados conforme a necessidade e cultura. Ela transformou a sociedade e a si mesmo, passou do aspecto conservador, obteve a função de educar e fazer com que seus alunos construíssem ideias e um dos seus personagens centrais é o professor que orienta este pensamento.

Assim começa com uma característica que até mesmo no iluminismo se deseja – um saber libertário-, mas a escola termina se transformando em um saber que é comandado pelos interesses econômicos – aprende o necessário para fazer. E assim o mercado passa a manipular o conhecimento e o restante das relações humanas.

Já não é mais o único ambiente de aprendizagem, além disso, a escola também sofre com as exigências do mercado.

Inclusive, movimentos que consideravam a educação como base para o mundo empresarial a partir da década de 90, tanto a nível mundial como a nível Brasil. Com essas necessidades, o importante passou a ser o “saber fazer” e não apenas “conhecer”.

A questão do autor é: se a escola daqui em diante deverá se manter no “ensino de competências” ou irá contra essa necessidade mercadista privilegiando assim o social.

O professor desta forma fica fadado a atualizações negativas que apenas seguem o que o mercado estipula e não de um saber que abrange muito mais que apenas competência no fazer, mas um saber que possui em si “conhecimento, competência, habilidade e talento” (p.18)

O autor termina declarando que o professor é um profissional que vai se atualizando e reconhecendo a própria necessidade da sociedade, logo a escola não pode ceder às necessidades do mercado.

BIBLIOGRAFIA

CAMPOS, Casemiro de M. Saberes docentes e A Autonomia dos professores. Petrópoles, RJ, vozes, 2007, págs 11 a 19





Fim!


Um abraço
Obrigada
E-mail: erica.macleo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...