CONTADOR DE VISITAS

sábado, 8 de dezembro de 2012

RESUMO: O paradigma da sociedade informacional, global e em rede e seus desafios para a educação - MIGUEL ORTH

R E S U M O

O paradigma da sociedade informacional, global e em rede e seus desafios para a educação



Os desafios do professor para educar e preparar vai além do que ele mesmo aprendeu e aprende, pois ainda ele mesmo faz esse processo, o professor não teve um direcionamento de como fazê-lo com tantas necessidades a serem supridos.

A economia passou por diversas transformações o que ocasionou grande mudança no modo de pensar, porque a economia é influenciada pela novas tecnologias, pois se essa oferece mais, e a economia passa a trabalhar com essa diferença.

A sociedade nos últimas décadas passou a ter que se envolver mais no conhecimento, tecnologia, informação e comunicação. A globalização e informação mudaram o modo social de se viver, onde os meios de trabalho mudaram suas perspectivas e sua concepção, mas o mercado continua a trabalhar da mesma forma, apenas impulsionado pela rapidez do material e da informação, isto é, o mercado passou de local para global.

Além disso, a necessidade informacional supera a do saber – a busca da verdade, o saber se torna mais superficial onde o que precisamos é conhecer o fim e não os meios. E essa cultura não garante o futuro, pois há necessidade de atualizações continuas, com todas as técnicas, há uma escassez de recursos que não estão sendo trabalhados sustentavelmente.

A nova formação de professores e alunos deve ser baseada nesta reestruturação, mas não somente como o mercado direciona – entender apenas os fins – mas para que se possa entender o que se faz, o seu tempo e as conseqüências, isto é, entender a sociedade, responsabilidade educacional, valorização do professor a nível social, diminuir violência na sala de aula (descobrir as causas). Mas tudo isto leva a uma grande mudança pedagógica, principalmente por ter de se desfazer do modelo industrial.

A educação tem o dever de orientar para essa Sociedade da Informação e Comunicação, sem interferir em pilares necessários para própria humanidade, mas transformando e reconstruindo o saber.

O professor e a sociedade têm que rever os processos educacionais e não permitir uma estagnação ou diminuição na qualidade de ensino, assim preparando as novas gerações para os novos processos educativos.


BIBLIOGRAFIA
ORTH, M.A. O paradigma da sociedade informacional, global e em rede e seus desafios para a educação. In: Revista diálogo, n°11, jul-dez 2007, págs 15 a 30






FIM
ABRAÇOS E OBRIGADA!!!
e-mail: erica.macleo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...