CONTADOR DE VISITAS

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ponte para Terabítia - Katherine Paterson

Vi o filme "Ponte para Terabítia" duas vezes, o filme é bem feito, mas é triste.

Um dia, lendo sobre livros, vi um comentário dizendo: "o filme é melhor que o livro!"
Eu nem sabia que existia o livro, mas achei difícil um filme superar a obra em que foi baseada.
Então pensei (é o que sempre penso em relação a livros): "Quando encontrar este livro vou ler para tirar minhas próprias conclusões".
Por esses dias tive aula sobre literatura infantil, e a professora recomendou a autora Ana Maria Machado, fiquei interessada e procurei seus livros na faculdade, logo encontrei uma tradução que ela tinha feito e era "Ponte para Terabítia" de Katherine Paterson.
Peguei na biblioteca. Era 160 páginas, mas li tudo em um dia (no feriado), a leitura é fácil, afinal é um livro infanto-juvenil.
Como quase sempre acontece, as características físicas dos personagens são sempre diferentes dos livros, pois a menina é de cabelos escuros e no filme é loira e o menino tem cabelo cor de palha e no filme é castanho escuro e etc.
Mas o que muda muito é a maneira de ser dos personagens, pois o Jess no início filme é um menino retraído e distante de tudo o que é sentimento, e a menina Leslie é quem tem mais atitude de ser boa na "medida certa" - justa -.
No livro é o contrário as personalidades, ele é que faz a maioria das coisas interessantes que aparece no filme, inclusive ajudar a menina má da escola, pois é ele que pede a Leslie que vá consolá-la no banheiro. Além disso no livro, os sonhos de Terabítia são embalados por clássicos literários, pois ela (Leslie) fala sobre os livros que lê (ela é filha de escritores e não tem televisão em casa), eu gostaria que essa parte tivesse ido para o filme, iria estimular as juventude a ler.
Bom, no final, quando a Leslie morre, no filme é muito triste, mas no livro é confuso, pois ele é um menino e tem que agir como um menino, eu acredito que aquela narrativa do livro sobre tudo que ele pensa esta mais condizente com sua idade.
Recomendo que leia o livro e depois veja o filme. Os dois são bons.

Curiosidades sobre o livro e o filme: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-118164/curiosidades/

Se eu lembrar de mais alguma coisa, escrevo depois...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...