CONTADOR DE VISITAS

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO



1) JARDIM SUSPENSOS DA BABILÔNIA (600 a.C.).: foi construído por Nabudonosor como presente para sua esposa Amytis (filha do rei de Medes), pois esta sentia muita saudade de sua terra natal que era diferente do deserto para o qual havia ido morar com seu marido (Babilônia é o atual Iraque). Tem este nome porque os jardins pareciam suspensos no ar e eram regados pelo rio Eufrates através de bombas que impulsionavam as águas. Os jardins não eram suspensos mas sim surperpostos, isso se deve talvez a uma má tradução do grego ou do latim
2) COLOSSO DE RODES: foi construída em comemoração pelos habitantes de Rodes(ilha grega no mar Mediterrâneo) por terem conseguido expulsar o exercito de Demetrio Poliorcetes. Esta estátua simbolizava e homenageava o deus Hélio. Demorou doze anos para ser acabada e tinha 30 metros de altura. Um terremoto a derrubou 55 anos após a sua construção e 933 anos depois os árabes terminaram de destruí-la para levar seu bronze.
3) ESTÁTUA DE ZEUS (430 a.C.): foi construída em 8 anos por Fídias, escultor da Grécia antiga na planície do Peloponeso. Tinha 12 metros de altura e era constituída parcialmente de marfim e ouro. Na mão direita havia uma estátua da vitória e na esquerda um cetro com uma águia pousada. Foi destruída em 462 d.C. por um incêndio em Constantinopla para onde havia sido transferida.
4) TEMPLO DE ÁRTEMIS (800 a.C.): construído em Efesus. Templo dedicado a deusa da caça e para esta cidade era deusa da fertilidade, idealizado pelo arquiteto grego Quersifron. Foi financiado pelo rei da Lídia, (atual Turquia) que se chamava rei Creso. Foi destruído e reconstruído em 356 a.C. e destruído definitivamente em 262 d.C. pelos Godos.
5) MAUSOLÉU DE HALICARNASSO (360 d.C.): destruída por um provável terremoto entre os séculos 11 e 15. Tumba construída por Artemisia para seu irmão e marido Mausolo. Este monumento se encontrava em Halicarnasso que era capital da Cária onde hoje fica a Turquia. Mausoléu passou a ser o significado de monumento que servia de memorial ao que faleciam.
6) PIRÂMIDE DE GIZÉ (2.550 a.C.): Construída pelo Faraó Quéops no Egito para que fosse sua tumba. Foi construído ao seu redor outras duas pirâmides: Faraó Quéfrem e Faraó Miquerinos. Ela possui 147 metros de altura e 230 metros de cada lado da base. Esta é a única das sete maravilhas que podemos ver até os dias de hoje.
7) FAROL DE ALEXANDRIA (300 a.C.) : tinha 135 metros e serve de modelo para os faróis. A luz refletida por essa engenhosa criação podia refletir 50 quilômetros a noite. Havia uma estatua do deus Hélio no alto. Ficou em pé até o século 12. A palavra farol foi dada por haver perto de Alexandria uma ilha chamada Faros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...