CONTADOR DE VISITAS

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

QUANTO TEMPO PERMANECEM OS ALIMENTOS EM NOSSO ORGANISMO?

Os alimentos ficam aproximadamente em nossa boca (mais ou menos 8 cm) de 05 A 30 segundos.
Passam pela faringe e pelo esôfago (mais ou menos 25 cm) em mais ou menos 10 segundos.
Já em nosso estômago (órgão que fica entre o esôfago e o duodeno, tem em média 15 cm) 03 horas.
Logo após deslocam-se até o intestino delgado (parte do intestino que é dividida entre duodeno, jejuno e íleo e tem em média 4 a 5 m) ficando por mais 03 horas.
Por fim, passam para o intestino grosso (parte do intestino que vai do ceco até o ânus e tem em média 1,2 m) onde permanecessem por mais tempo variando de 06 horas a 02 dias.
Dependendo dos alimentos, de como foi feita a mastigação e de como está a saúde do organismo, os tempos aqui descritos podem variar tanto para mais como para menos.
Qual a função da boca na digestão: mastigar, produzir saliva formando assim o bolo alimentar.
Qual a função da faringe e do esôfago na digestão: a faringe faz movimentos peristálticos empurrando o alimento para o esôfago e este empurrando para o estômago.
Qual a função de estômago na digestão: digere o alimento e passa para o intestino delgado.
Qual a função do intestino delgado na digestão: após a média de seis horas o alimento já está semilíquido que esta passando pelas três partes do intestino delgado.
Qual a função do intestino grosso na digestão: o colo conserva uma porcentagem da água e dos sais minerais do alimento digerido e passa o restante para o final do intestino grosso onde o alimento já pode ser chamado de fezes, elas localizam-se no final do intestino, isto é o reto, onde ficarão até sair pelo ânus.



BIBLIOGRAFIA:

CIÊNCIAS - NOVO PENSAR
DEMETRIO GOWDAK
EDUARDO MARTINS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...